Seguro empresarial: Como proteger seus negócios em caso de incêndios
Há alguns dias, Campinas assistiu atônita ao maior incêndio dos últimos 30 anos. Foram cinco caminhões-pipa e um helicóptero da Polícia Militar ajudando a equipe de 36 homens do Corpo de Bombeiros, que trabalhou por mais de 30 horas para apagar todos os focos de incêndio, em sete imóveis comerciais.
Todos nós sabemos que acidentes acontecem e que ninguém está livre deles. Mas quando se trata de um desastre de proporções assustadoras, como foi esse incêndio, é natural que fiquemos sensibilizados, agradecidos por não ter havido vítimas, claro, mas ao mesmo tempo com aquela sensação de impotência. Também é inevitável que pensemos em como seria se tivesse acontecido com a gente, com nosso negócio, e que apareçam algumas dúvidas sobre como podemos nos proteger.
Pensar em tudo é a melhor forma de se proteger
Quando a gente pensa em se proteger, a primeira coisa que vem à cabeça é o seguro. Fazemos seguro de vida, seguro residencial, seguro do carro. Mas e dos negócios? Muita gente dedica uma vida inteira construindo uma empresa, muitas famílias são sustentadas por empreendimentos próprios, muitas vezes todo o patrimônio que se tem está aplicado no próprio negócio. E se acontece um acidente, um incêndio como esse? É preciso pensar em tudo!
Local após o incêndio. (Foto: Felipe B. Ferreira)
- Seu negócio tem seguro empresarial?
O incêndio de Campinas começou na Doidão Autopeças e logo se espalhou pelos comércios vizinhos. Carlos Afonso, o gerente da Brasilcar, um dos negócios mais atingidos, lamentou o ocorrido, mas lembrou da importância de ter o seguro: "Para mim, a loja era a minha vida e em questão de segundos o fogo consumiu tudo. Será um caminho longo, graças a deus ainda temos o seguro".
- Existe a suspeita de que o incêndio tenha começado devido à queda de um raio. O seguro empresarial cobre nesse caso?
Normalmente, tanto os seguros empresariais quanto os seguros residenciais cobrem danos causados por fenômenos da natureza, como é o caso do raio. Mas existem diferenças! Enquanto alguns asseguram o imóvel de quedas de raios que acontecerem apenas no endereço do contratante, outros pagam os danos causados pelo raio, independente do local em que o raio caiu. Por isso,ao contratar um seguro, é importante especificar que tipo de cobertura você deseja.
- O incêndio começou na loja Doidão Autopeças, mas se espalhou por outros seis estabelecimentos. O seguro empresarial cobre essas outras lojas? E se tivesse vítima?
Existe um tipo de cobertura do seguro empresarial chamado Responsabilidade Civil. Ele garante o reembolso das despesas por danos causados a terceiros, resultantes de atividades feitas dentro da empresa, desde que haja a regulação do sinistro.
- A estrutura antiga dos prédios no local do incêndio, que não permitiam acesso no interior do quarteirão, dificultou o trabalho do Corpo de Bombeiros. Isso faz diferença para o Seguro Empresarial?
As características do imóvel, sua localização e o tipo de negócio que ele abriga podem fazer diferença, sim, para o seguro. É por isso que o ideal, quando for fazer um seguro empresarial, é que alguém da seguradora avalie o local para dar orientações e evitar que você fique na mão na hora em que mais precisar.
- Depois de um incêndio dessas proporções, a empresa terá que ficar fechada por um tempo para se reestruturar, refazer seu estoque e se organizar com seus funcionários. O seguro empresarial pode ajudar?
Quando você vai contratar um seguro, é possível acrescentar algumas modalidades para ampliar a cobertura. Uma dessas modalidades é o Lucro Cessante, que cobre despesas financeiras de uma empresa que tenha suas atividades comerciais paralisadas total ou parcialmente. O Lucro Cessante garante o pagamento de despesas fixas e lucro líquido mensal em casos assim.
- E quanto à documentação do local? Ela pode interferir no pagamento do seguro empresarial em caso de incêndio?
Para se fazer um seguro empresarial, é preciso ter empresa aberta, o alvará da Prefeitura e o alvará do Corpo de Bombeiros. Especialmente no caso de incêndio, estar com o alvará do Corpo de Bombeiros em dia, e com todos os itens exigidos adequadamente instalados, é imprescindível para o pagamento do seguro.
Nada como um corretor de confiança para um Seguro Empresarial eficaz
Como você viu aqui, existem diversas modalidades que podem compor o seguro empresarial. Tudo depende do tipo de negócio que você tem, da localização e do tipo de cuidado que você pretende adotar.
É importante ter em mente que contar com um corretor de confiança pode tornar o seu seguro empresarial muito mais eficaz, pois além de conhecer todas as modalidades e coberturas disponíveis, ele pode fazer uma visita ao local do seu negócio e avaliar os possíveis e principais riscos, incluindo todos os itens necessários para resguardar o seu patrimônio.
Na Safeway, você conta com profissionais experientes e as principais e mais confiáveis seguradoras do mercado. A prioridade aqui é oferecer a tranquilidade que o cliente precisa para cuidar de seus negócios e a certeza de que ele terá todo o apoio e respaldo quando mais precisar.